//

Notícias do Clima

14 minutos de leitura

Via Clima Info

CARLOS RITTL E CARLOS NOBRE ESCREVEM NO DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE  AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Na Folha de São Paulo o Observatório do Clima publica uma carta endereçada a Michel Temer. Diz que, apesar de ter ratificado Paris, as ações do governo estão indo no sentido contrário. Lista o aumento do desmatamento, os cortes nos orçamentos do Ibama e da Funai, além da redução de atribuições destes órgãos e das nomeações de gente que não gosta de índio nem do meio ambiente. Dá um destaque especial às pressões de ruralistas que estão no primeiro escalão do governo e no Congresso, que já conseguiram cortar a Flona Jamanxim pela metade e que querem muito mais. Diz que as terras indígenas abrigam quase um milhão de brasileiros e estocam carbono equivalente a tudo que o planeta emite por ano. Termina a carta lembrando que a mudança do clima, se não mitigada, poderá reduzir a área de plantio de soja em 40% e que as secas poderão inviabilizar as grandes hidrelétricas que foram construídas mais recentemente. No Valor Econômico o climatologista Carlos Nobre especula sobre o que aconteceria no caso dos EUA de Trump deixarem o Acordo de Paris, diz que as consequências diplomáticas serão dramáticas, mas que o movimento de desinvestimento das tecnologias fósseis sujas já é irreversível e que outros países já se preparam para ocupar o vácuo, principalmente China e Alemanha, projetando-se como líderes mundiais em tecnologias limpas. http://www1.folha.uol.com.br/…/1866927-presidente-precisamo… http://www.valor.com.br/…/e-se-os-eua-deixarem-o-acordo-de-…

MMA ABRE DIÁLOGOS ESTRUTURADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA AGENDA DE PARIS O Ministro Sarney Filho deu a largada para contribuições ao plano de implantação dos compromissos de Paris. Serão realizados diálogos setoriais para, até outubro, fechar propostas de mitigação de emissões. Os demais interessados também têm até 30 de junho para enviar contribuições para a construção do documento. Serão feitas reuniões com as câmaras temáticas de geração de energia, mobilidade e transportes, indústria e cidades e resíduos ao longo de todo o ano, coordenadas pelo @Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). http://www.mma.gov.br/index.p…/comunicacao/agencia-informma… https://forumbrasilclima.org/

O EXTRA PAGO POR ANGRA 3 SERÁ DEVOLVIDO ATÉ MAIO Fomos cobrados pela energia que a Usina Nuclear de Angra 3 não gerou no ano passado. A ANEEL reconheceu o erro e prometeu devolver tudo corrigido pela SELIC até maio. Temos algumas perguntas: 1. Porque a SELIC se a correção de contas de luz não pagas é muito maior? 2. Quem ficou com o dinheiro que pagamos? 3. De onde vai sair o dinheiro que será devolvido? 4. Quem cometeu o erro? Vai ter punição? 5. E, claro, cadê a transparência da gestão? http://www.valor.com.br/…/valor-cobrado-mais-na-conta-de-en…

O QUE ACONTECERÁ EM 2023 QUANDO TERMINAR O TRATADO DE ITAIPU? A Usina de Itaipu é muito importante para os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai. O Tratado firmado pelos dois países diz que cada um leva metade da energia produzida, mas que a parte que o Paraguai não consumir deve ser vendida ao Brasil. A construção da usina foi inteiramente bancada pelo Brasil e os juros e amortizações que a gente paga até hoje tiveram um peso importante nas crises econômicas na década de 80, quando o Brasil chegou a suspender todos os pagamentos da divida externa. O Tratado tem prazo de validade até 2023 e a recém-empossada diretoria quer começar a negociar o que vai acontecer depois. Até lá, o Paraguai terá pago ao Brasil a sua parte da construção da usina. Na mesa de negociações: se o excedente de energia paraguaio terá que ser vendido ao Brasil, o preço deste excedente e como a operação e manutenção será dividida pelos dois países. Esta negociação é fundamental para que o Brasil chegue em 2030 com os compromissos de Paris cumpridos. http://www.valor.com.br/…/itaipu-quer-iniciar-discussoes-so…

MAIOR GESTORA DE ATIVOS DO MUNDO QUER QUE EMPRESAS EXPLIQUEM SUAS VULNERABILIDADES À MUDANÇA DO CLIMA A Blackrock é considerada a maior gestora de ativos do mundo com uma carteira que vale mais de US$ 5 trilhões. Ela está pressionando as empresas nas quais tem interesse a explicar suas vulnerabilidades diante da mudança do clima e o que pretendem fazer a respeito. Ela pretende usar discretamente seus direitos de acionista para influenciar os conselhos de administração das petroleiras e outras grandes corporações nas quais tem participação. http://www.reuters.com/…/us-blackrock-climate-exclusive-idU…

BERNIE SANDERS ACHA PRUITT “PATÉTICO” O senador independente Bernie Sanders fez uma campanha memorável no ano passado contra a Hillary para ser o candidato Democrata à presidência. Ele deu uma longa entrevista recentemente onde foi, dentre outras, perguntado sobre o novo diretor da EPA, Scott Pruitt. Pruitt tinha acabado de dizer que não achava que as emissões de gases de efeito estufa fossem o principal responsável pelo aquecimento global. Bernie disse que a posição do diretor era simplesmente patética. Ele disse que até buscou outra palavra melhor. “Não é só triste”, acrescentou, “é uma ameaça real ao bem-estar dos EUA e do mundo”. http://www.independent.co.uk/…/bernie-sanders-donald-trump-…

ADOLESCENTES NOTE-AMERICANOS PROCESSAM O GOVERNO PELO CLIMA Ainda durante o governo Obama, um grupo de adolescentes entre 9 e 20 anos entraram com uma ação contra o governo para obrigá-lo a tomar medidas mais fortes para mitigar o aquecimento global. Argumentam que governo promove a produção de fósseis que, queimados, pioram a mudança do clima. Isto viola seus direitos constitucionais à vida, liberdade e propriedade. Obama tentou que a justiça rejeitasse a ação e perdeu. Assim que Trump tomou posse, o pessoal entrou novamente na justiça para garantir que todos os documentos relevantes sob controle do governo fossem preservados. Assim, o pessoal do Trump tem duas tarefas ingratas: garantir o direito de destruir documentos – o que vai contra toda legislação e jurisprudência existente – e dar um jeito para que a justiça americana em alguma instância rejeite a continuidade da ação. Porque se for para julgamento, muito jurista acha que o governo perde e se veja com a obrigação de mitigar para valer as emissões norte-americanas. https://www.washingtonpost.com/…/this-climate-lawsuit-coul…/

SECRETÁRIO DE DEFESA DE TRUMP DISSE QUE A MUDANÇA DO CLIMA IMPACTA A SEGURANÇA NACIONAL O General Mattis foi indicado por Trump para ser seu Secretário da Defesa. Foi sabatinado pelo Senado e teve que responder por escrito a algumas perguntas depois da audiência pública. Lá pelas tantas disse que “A mudança do clima está impactando a estabilidade em áreas do mundo onde nossas tropas estão operando hoje”. Ao longo da sua carreira, sempre procurou reduzir a dependência de fosseis das forças armadas e explorar as renováveis sempre que possível. E, quando chefe do Estado Maior, assinou uma diretiva listando a mudança do clima como uma das ameaças à segurança que os militares terão que se defrontar nos próximos 25 anos. https://www.propublica.org/…/trumps-defense-secretary-cites…

TRUMP PODE PIORAR A EFICIÊNCIA DOS CARROS AMERICANOS Em 2009, a indústria automotiva americana aceitou um cronograma de aumento gradual da eficiência dos carros que produz. Aí veio a recessão, a concorrência internacional e, já na campanha de Trump, pressionaram para abrandar este cronograma. Conseguiram. Trump baixou uma instrução para que a EPA (Agência de Proteção Ambiental) reveja os padrões de eficiência que iriam entrar em vigor. Em discurso, disse que vai remover toda e qualquer regulação que restrinja a indústria automobilística americana e que, assim, voltará a ser competitiva e empregará muita gente. Ele obviamente não disse que carros menos eficientes consomem mais combustíveis e que o consumidor americano vai acabar pagando mais caro para ir do ponto A ao ponto B. Além de esquentar um pouco mais o planeta. http://www.reuters.com/art…/us-usa-trump-autos-idUSKBN16M2C5 http://www.valor.com.br/…/trump-promete-derrubar-qualquer-n…

‘AIRPOCALIPSE’ CHINÊS É LIGADO AO AQUECIMENTO GLOBAL O raciocínio é quase direto. O aquecimento global faz com que o Ártico tenha cada vez menos gelo, especialmente no final do verão. Assim, atmosfera mais quente fica duplamente mais úmida – ar quente absorve mais umidade e o gelo que não se formou fica no ar. Com a entrada do outono, a umidade forma mais neve sobre a região boreal. Quando isto acontece, a circulação de ventos diminui. E isto foi estudado por cientistas da universidade americana da Geórgia e a coreana de Seul que publicaram um artigo sobre a análise estatística que fizeram correlacionando o pouco gelo e muita neve com a circulação dos ventos no nordeste da China, onde ficam as grandes cidades. Resultado: a poluição, que normalmente é dispersada pelos ventos e chuvas, fica paradinha em cima das cidades. Dando no que vem dando, ano após ano. http://advances.sciencemag.org/content/3/3/e1602751/tab-pdf https://www.theguardian.com/…/airpocalypse-smog-events-link…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog