/////

30º RBA terá GT sobre diversidade, relações sociais e conflito no Pantanal

2 minutos de leitura
Dona Catarina Guató durante a coleta da matéria-prima para elaboração dos artesanatos: o aguapé. Foto: Fábio Pellegrini

De 3 a 6 de agosto de 2016 a Universidade Federal da Paraíba recebe a 30° Reunião Brasileira de Antropologia no campus de João Pessoa.

Entre os Grupos de Trabalho selecionados pelo conselho diretor da Associação Brasileira de Antropologia que compõe a reunião de 2016 está “O Pantanal e seu entorno: diversidade, relações sociais e conflitos”. Um dos coordenadores é Álvaro Banducci Júnior, professor Dr. da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
e conselheiro da ECOA.

logo-30rba-2016

O Pantanal é a maior planície de inundação do globo e está constituído por ecossistemas que abrangem vastas extensões dos territórios nacionais do Brasil, Bolívia e Paraguai, os quais fazem fronteira na região. Abriga uma significativa diversidade sociocultural, composta de populações dispersas em áreas urbanas e rurais, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais, as quais formam redes de contato e circulação.

No caso brasileiro, a região tem chamado à atenção pelos conflitos sociais e socioambientais, violação dos direitos de povos indígenas, fluxo de imigrantes, turismo, comércio de bens lícitos e ilícitos etc. Neste contexto, antropólogos e pesquisadores de áreas afins têm desenvolvido estudos a respeito de temas pertinentes ao universo histórico e sociocultural pantaneiro e às relações com as paisagens e a biodiversidade locais.

Diante desta realidade, o GT tem o propósito de se constituir em um espaço aberto e plural para a socialização de conhecimentos e o debate sobre várias temáticas sobre o Pantanal e seu entorno: diversidade sociocultural, turismo, redes de transporte (rodovias, hidrovia etc.), projetos desenvolvimentistas, expansão do agronegócio, relações das populações locais com a biodiversidade, conflitos pela posse de terras indígenas e territórios de comunidades tradicionais etc.

Para se inscrever acesse www.30rba.abant.org.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog