57 diferentes tipos de pesticidas encontrados em abelhas melíferas

2 minutos de leitura
1
curiosidades sobre abelhas
Populações de abelhas estão em perigo na Europa, na Ásia e nas Américas (Foto: AFP Photo / DPA/ Roland Weihrauch)
Populações de abelhas estão em perigo na Europa, na Ásia e nas Américas (Foto: AFP Photo / DPA/ Roland Weihrauch)
Populações de abelhas estão em perigo (Foto: AFP Photo / DPA/ Roland Weihrauch)

Pesquisa foi publicada no Journal of Chromatography A. O novo método pode ajudar a resolver o mistério do declínio das abelhas nos anos recentes e identificar um meio de salvá-las.

A ameaça para as abelhas é global e os prejuízos para para a diversidade biológica e as colheitas é enorme. Na União Européia os biocidas com base nos neonicotinoides foram banidos, medida que tem por base um amplo espectro de pesquisas mostrando a relação de causa-efeito.

Os pesquisadores entendem que os estudos devem ir além do alcançado até hoje. O método que desenvolveram permite analisar até 200 tipos diferentes de pesticidas simultaneamente, bem como vários compostos adicionais criados quando os pesticidas e seus compostos “broken down”.

Os autores do recente estudo afirmam que 80% da produção agrícola na Europa depende dos polinizadores, daí a urgência de soluções para o problema do desaparecimento de abelhas – “A saúde das abelhas é uma preocupação pública”.

Journal Reference: Tomasz Kiljanek, Alicja Niewiadowska, Stanisław Semeniuk, Marta Gaweł, Milena Borzęcka, Andrzej Posyniak. Multi-residue method for the determination of pesticides and pesticide metabolites in honeybees by liquid and gas chromatography coupled with tandem mass spectrometry—Honeybee poisoning incidents. Journal of Chromatography A, 2016; 1435: 100 DOI: 10.1016/j.chroma.2016.01.045

Fonte: Blog de Alcides Faria.

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog