/////

“A energia do século XXI tem que ser de diversas fontes e ser limpa”

2 minutos de leitura
Mirian-Leitao-comentario-energia
Mirian Leitão

Na última sexta-feira (29/10) durante a exibição do telejornal Bom Dia Brasil a jornalista Mirian Leitão apontou os efeitos negativos que a deficiência dos investimentos em fontes renováveis de energia tem causado ao país, “nem sempre podemos dizer que uma hidrelétrica é energia limpa. Se ela deixa um rastro de destruição ao ser construída, ela não é limpa”, comentou sobre a hidrelétrica Belo Monte.

A jornalista criticou o atual modelo de investimento nacional focado apenas em grandes obras, energia térmica e fóssil, “o Brasil tem quase nada de geração distribuída e pouco incentivo as fontes renováveis”, afirma.

Segundo ela “a energia do século XXI tem que ser de diversas fontes e ser limpa”. A diversidade de fontes – fotovoltaica, eólica, biomassa, energia vinda de eficiência energética e de geração distribuída que é a instalação de pequenos centros geradores de fonte solar em casas, fábricas, centro comerciais – é uma tendência mundial.

No Nordeste, o país tem o potencial equivalente a cinco Itaipus em energia eólica não explorada, enquanto a Alemanha, país pouco ensolarado tem 30 mil megawatts instalados. Quase três Itaipus de energia solar, “temos um imenso potencial pra isso, sol o ano inteiro e no Brasil todo”.

“O Brasil precisa de energia mas é preciso investir também em outras fontes de menor impacto”, conclui.

Confira o comentário de Mirian Leitão na íntegra.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog