Lugares especiais

Serra do AmolarSerra do Amolar

A Serra, considerada como uma área prioritária para conservação, faz parte do Maciço do Amolar que inclui também a Ilha Ínsua e as morrarias Novos Dourados, Santa Tereza, Castelo e outras. O Maciço regula a umidade local, beneficiando a vida de suas florestas que servem de abrigo para animais que fogem das águas durante a cheia pantaneira.





 

Estrada Parque Pantanal (EPP)Estrada Parque Pantanal

Com 120 quilômetros e situada no Estado de Mato Grosso Sul, a Estrada Parque Pantanal (EPP) tem início na rodovia BR-262, na localidade chamada de Buraco das Piranhas. Diferencia-se de uma estrada convencional por fatores ligados, em primeiro lugar, a valores ambientais - atravessa quatro sub-regiões do Pantanal: Miranda, Abobral, Nhecolândia e Paraguai.







SESC Pantanal
O Brasil dispõe de um dos mais expressivos empreendimentos voltado à causa ambiental. Atuando em várias frentes de proteção da biodiversidade, incluindo a educação ambiental, o Projeto SESC Pantanal, mantido pelo Serviço Social do Comércio , está se convertendo em modelo de educação, de preservação da natureza, de pesquisa científica e de ecoturismo.

 

 

 

 



Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

O Parque Nacional (Parna) do Pantanal Matogrossense foi criado em 1981, pelo Decreto nº 86.392, de 24 de setembro de 1981, com área de 135.000 ha. Seu portão de entrada está localizado no município de Poconé, a 102 km da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá. A sede fica em um platô - a salvo de inundações – e conta com instalações administrativas, como escritórios e residências funcionais, assim como embarcações para transporte de servidores e para as atividades de proteção ambiental, mas não tem Centro de Visitantes.