Notícias

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DOS GRANTEES: 

 

Taller Ecologista lança publicação sobre as áreas úmidas do Delta do rio Paraná
 
O objetivo deste trabalho, além de aumentar o conhecimento sobre a área e chamar a atenção sobre a importância de sua conservação, é principalmente contribuir com algumas propostas que impliquem a coexistência de atividades produtivas com a manutenção de suas funções vitais, levando-se em conta a população das ilhas e seu livre acesso aos bens naturais.

Bocaiúva: iniciativas de mercado justo e de desenvolvimento sustentável no Pantanal  farinha de bocaiuva
 
A bocaiúva, fruto que é fonte alternativa de renda para muitas famílias pantaneiras que trabalham com o extrativismo sustentável, foi um dos destaques na ExpoSustentat, realizada em novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
 
 
 
 

 
"EL CHAJA” - Encuentro Mundial del Chaco
 
 Edição do boletim informativo "El Chajá" da ONG NATIVA (Bolívia) traz informações sobre o Encuentro Mundial del Chaco, realizado em Assunção em outubro de 2010.
 
 
 
"Encontro Bacia do Prata": mais de 40 ONGs definem estratégias de financiamento e sustentabilidade para a região
 
Realizado pela ECOA, Ponto Focal do Programa de Pequenas Subvenções para Ecossistemas (EGP / IUCN NL), o evento resultou em fortalecimento e maior integração das iniciativas para proteção dos ecossistemas e populações da bacia do Prata.
 

 "Encontro Bacia do Prata: rumo à sustentabilidade do desenvolvimento" em Asunción

Organizações de Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai anunciaram que o “Encontro Bacia do Prata: rumo à sustentabilidade do desenvolvimento” acontecerá na cidade de Assunção, entre os dias 14 e 16 de setembro.

Participarão representantes de mais de 40 ONGs dos cinco países da bacia, bem como organizações internacionais, especialistas e autoridades de governo. O evento contará, ainda, com o apoio oficial da Secretaria do Meio Ambiente do Paraguai (SEAM) e com a presença do Ministro Oscar Rivas.
 

Ministro do Meio Ambiente do Paraguai, apoia iniciativa do encontro da Bacia do Prata

Durante os dias 24 e 25 de julho, ONGs do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia se reuniram em Assunção para o planejamento do Encontro da Bacia do Prata - uma importante iniciativa rumo à sustentabilidade da Bacia e ao fortalecimento do papel das organizações da região.


ONGs se reúnem em Assunção para planejar o encontro "Bacia do Prata – uma iniciativa rumo à sustentabilidade da região"

Organizações não governamentais de Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina se reuniram em Assunção, durante os dias 24 e 25 de julho, para o planejamento de um encontro da Bacia do Prata, que se realizará em setembro – uma importante iniciativa rumo à sustentabilidade da Bacia e ao fortalecimento do papel das organizações da região.
 


MATER NATURA completa 27 anos: conheça um pouco da história desta organização

O Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, completou 27 anos! Saiba mais sobre o trabalho desta organização através da carta do presidente Paulo Pizzi e do Relatório de Atividades 1983 - 2009.

SPVS - Projeto de ONG do Paraná busca a inserção de pequenos proprietários no mercado de carbono.

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) desenvolve o projeto “Criação de consórcio de proprietários rurais - buscando a conectividade de fragmentos e inserção no mercado de carbono”, com o apoio do Programa EGP (IUCN NL).
 

MUPAN - Evento "Diálogos Transfronteiriços do Apa" fortalece Acordo de Cooperação entre Brasil e Paraguai.

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, Ponta Porã, cidade brasileira, e Pedro Juan Caballero, município paraguaio vizinho, sediaram importantes debates sobre políticas públicas ambientais do Brasil e Paraguai.

O evento “Diálogos Transfronteiriços do Apa – um olhar diferenciado para políticas públicas, educação e água”, organizado pela Mupan, com apoio de parceiros locais e internacionais, contou com presença de autoridades de ambos os países para palestrar, debater, fortalecer e dar continuidade a projetos, programas e políticas de governo na bacia hidrográfica do rio Apa.


 
REDE PANTANAL & PROBIOMA - Seminário Internacional sobre impactos socioambientais da mineração reúne mais de cem participantes na Bolívia.

Com o objetivo de discutir com a população local os impactos da mineração e a importância da conservação das áreas protegidas a Ong boliviana PROBIOMA, com o apoio da Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais, promoveu o Seminário Internacional no dia 7 de junho, em Puerto Quijarro, Bolívia.

 

4 CANTOS DO MUNDO – Projeto visa a disseminação de conhecimentos e mobilização de atores-chave na Bacia do Rio Grande para a produção sustentável de biocombustíveis.

A produção de biocombustíveis no Brasil tem ocasionado muitos impactos ambientais, tais como: destruição de áreas com vegetação nativa; contaminação de solos, nascentes e rios; poluição da atmosfera pela queima de canaviais; destruição da biodiversidade; dentre outros mais.



MATER NATURA – Projeto busca sensibilizar e mobilizar a sociedade civil em torno da produção sustentável de biocombustíveis.


A organização não governamental Mater Natura desenvolve, desde junho de 2009, o projeto Empoderamento da Sociedade Civil para a Construção de Critérios para Produção Sustentável de Biocombustíveis, com o apoio do Programa EGP (IUCN NL).

O projeto abrange mais de uma centena de municípios paranaenses e paulistas situados na bacia do rio Paranapanema e objetiva disseminar informações sobre a Mesa Redonda sobre Biocombustíveis Sustentáveis (MRBS), sensibilizar a população local, bem como mobilizar a participação dos diversos setores da sociedade envolvidos na produção de biocombustiveis na região.



PROTEGER - Pesca & Sustentabilidade na Bacia do Prata ganha força internacional

Organizações não governamentais do Brasil, Bolivia, Paraguai, Argentina e Uruguai, juntamente com IUCN-SUL e Itaipu Bi-nacional, se reuniram no final do mês de abril, em Buenos Aires, Argentina; Onde conformaram o Grupo de Trabalho sobre Pesca e Sustentabilidade na Bacia do Prata (GT Pesca & Sustentabilidade).




CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS DOS GRANTEES EM PORTUGUÊS CLICANDO AQUI


CONFIRA TAMBÉM AS NOTÍCIAS EM ESPANHOL CLICANDO AQUI