Estratégias de Manejo e Conservação da Pesca de Iscas na Comunidade da Barra do São Lourenço no Pantanal Sul-Mato-Grossense”

Publicado em 27/04/2010

Este trabalho foi desenvolvido junto aos pescadores de iscas da Comunidade da Barra do São Lourenço, na borda oeste do Pantanal brasileiro, no estado de Mato Grosso do Sul.

A comunidade se situa na confluência do rio Paraguai com o rio São Lourenço, sendo habitada por 17 famílias, que sobrevivem principalmente da comercialização de iscas para pesca.


O objetivo do estudo foi identificar e analisar as estratégias de manejo e conservação desenvolvidas pelos pescadores de iscas, nas áreas exploradas para o uso econômico e de subsistência dessa atividade. A particularidade deste estudo está no fato dessa população localizar-se na zona de amortecimento do sítio do Patrimônio da Humanidade, constituída por unidades de conservação de proteção integral, que não permitem o uso dos recursos naturais.

Foram coletados dados sócio-econômicos e etnobiológicos através de entrevistas com base em formulário semi-estruturado e observação participante.

Clique no ícone download para visualizar o documento na íntegra.

Download