Programa de Preservação da Cultura e dos Costumes Indígenas Guató

Publicado em 01/03/2011
O presente documento, referente ao Subprojeto  4.3 - Criação de Alternativas Comunitárias para o Ecoturismo na Área Indígena Guató  (Ilha Ínsua), está inserido no contexto do Componente IV – Envolvimento dos Interessados e Desenvolvimento Sustentável cujo objetivo geral é de demonstrar oportunidades econômicas alternativas para preservar a cultura indígena da região do Pantanal, promovendo tanto suas características étnicas quanto à integridade de seu meio ambiente ante as crescentes pressões do turismo, tomando como base, a comunidade Guató.

Todos os produtos oriundos das atividades previstas neste Subprojeto estão diretamente ligados à sobrevivência dos Guató com vistas a discutir o Planejamento de Ações Estratégicas da região da BAP. O tipo de trabalho desenvolvido neste subprojeto poderá ser replicado na bacia, em outras comunidades, indígenas ou não. 

O projeto foi desenvolvido no Território Indígena Guató, conhecido por Ilha Ínsua. A área é coberta por floresta estacional semidecidual ainda bem conservada, com exceção da área onde está a “aldeia” indígena, onde parte da vegetação foi retirada para dar espaço para a construção de casas, roças e um campo de futebol.
Clique no ícone download e veja o documento na íntegra. 
Download