CEPPEC

O Centro de  Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec) foi inaugurado no assentamento Andalucia, em dezembro de 2003, com a finalidade de capacitar, pesquisar e tornar-se um centro de referência para os trabalhadores rurais do Cerrado / Pantanal. Além de ser um elo entre os pequenos projetos e grupos rurais. A troca de experiência deve estimular as atividades em outros assentamentos.
 
No dia 19 de março aconteceu Assembléia Institucional do Ceppec, no assentamento Andalucia, que passa a ser reconhecido como uma organização não-governamental. Nesta reunião foi escolhida a *diretoria (foto) e apresentado o Estatuto do Centro. Mesmo sem estar consolidado juridicamente o Ceppec vem desenvolvendo atividades desde sua criação. Foram realizados cursos, pesquisa e a comercialização dos produtos gerados pelo Centro.

O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado conta com um fundo gerado pela comercialização dos produtos, para sua manutenção 30% de toda a renda gerada é reinvestida. O fundo é utilizado para revitalização e compra de materiais de produção e permanentes como freezer, vídeo, TV e outros de infra-estrutura.

Rosane Bastos, coordenadora do projeto no assentamento Andalucia, explica que o Ceppec é uma forma de condensar todas atividades do assentamento em uma organização. "Determinando uma nova dinâmica para as famílias que a partir de agora serão gestoras do Centro. É um salto grande esta fase de consolidação, as famílias deixam de participar de um projeto para o gerenciamento de uma entidade", diz Rosane. (Foto: Construção do Ceppec)

O Centro também favorece o Andalucia na captação de recursos para a execução de novos projetos. E nesta nova fase a ong Ecoa passa a desenvolver um papel de parceira com o Ceppec, instituição criada pelo projeto da entidade, oferecendo apoio técnico e consultoria para as famílias darem seqüência aos trabalhos no assentamento.

Paralelo ao Ceppec será organizada a criação de uma cooperativa. Pois o Centro é uma organização não-governamental sem fins lucrativos. Com a proposta de geração de renda para as famílias assentadas a cooperativa resolverá os problemas burocráticos referentes a comercialização.


*Conselho diretor e fiscal do Ceppec

Conselho Diretor
Presidente - Rosana Claudina da Costa Sampaio
Vice-Presidente - João Ramão Belmonte da Silva
1ª Secretária - Maria José Oliveira Gonçalves
2° Secretário - Jessé  Jerônimo dos Santos
1ª Tesoureira - Ana Maria dos Santos Diniz
2ª Tesoureira - Dinair Lemes Rodrigues de Oliveira

Conselho fiscal
Luzia Neta dos Santos
Eva Antunes Birnfeld
Maria Angélica Belmonte da Silva

Suplentes
Isaias Custódio da Silva
Iranete Nogueira Pimenta
Laurentina  Aparecida dos Santos