//

BIC divulga calendário de reuniões anuais do Banco Mundial, em outubro

5 minutos de leitura

Reuniões Anuais do Banco Mundial em outubro 2015 em Lima, Peru

O Banco Mundial anunciou o calendário de eventos programados durante o Fórum de Política no espaço para reuniões da Sociedade Civil anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Este ano, os encontros serão realizados em Lima, Peru, de 6 a 9 de Outubro de 2015. Milhares de funcionários do governo, membros do setor privado, jornalistas, representantes da sociedade civil e outros observadores interessados se reunirão em Lima para reuniões.

Eventos da sociedade civil durante o Fórum de Políticas irá abranger uma vasta gama de tópicos. BIC está coordenando vários eventos durante o Fórum de Política sobre questões relacionadas com os direitos humanos, alterações climáticas, transparência, pessoas com deficiência, desenvolvimento inclusivo, direitos e proteção das crianças e LGBTI. Para visualizar o calendário de eventos completo, clique aqui. Para obter mais informações, visite nosso web site ou o Banco Mundial.

Além dos eventos oficiais da Reunião Anual, várias organizações da sociedade civil se uniram em uma coalizão para coordenar e organizar um evento alternativo para as Reuniões Anuais. Este evento será de 7 a 9 de Outubro. Para obter mais informações, entre em contato com Martha Torres (mtorres@dar.org.pe) e Francisco Rivasplata (frivasplata@dar.org.pe) da Lei Ambiente e Recursos Naturais (DAR).

Análise Preliminar do Novo Quadro do Marco Ambiental e Social do Banco Mundial

Em 04 de agosto de 2015, o Banco Mundial lançou a segunda versão do seu Marco Ambiental e Social (FSE, por sua sigla em Inglês), a partir da terceira fase da revisão das políticas de salvaguarda. O FSE tem políticas de salvaguarda destinadas a evitar danos para as comunidades e para o ambiente durante os projetos do Banco Mundial.

A eficácia das salvaguardas propostas é enfraquecida por vários problemas, incluindo a alta dependência de sistemas e mecanismos de mutuários para a implementação e devida diligencia de salvaguardas, a falta de requisitos processuais e tempo para a realização de avaliações de risco, bem como a falta de detalhes sobre a execução do orçamento e das salvaguardas. O novo projeto de Bases do Ambiente e Social também inclui linguagem mais fraca em relação às responsabilidades do Banco Mundial no que se refere ao respeito dos direitos humanos universais.

Em comunicado à imprensa, o BIC e outras dezoito organizações, fazem notar que o novo projeto contraria o compromisso do presidente do Banco Mundial Jim Yong Kim, para garantir que as novas normas do Banco não vai enfraquecer ou diluir as medidas atuais de proteção social e ambiental Bank, e chama a atenção para a medida em que o Banco respondeu aos comentários e recomendações do público em geral. O Painel de Inspeção do Banco Mundial também comentou sobre o novo projeto, criticando igualmente fraquezas relativas a exigências de prestação de contas e monitoramento.

O BIC desenvolveu uma análise preliminar do Novo Quadro do Marco Ambiental e Social do Banco Mundial destacando as principais áreas de preocupação. Esta análise centra-se sobre as questões da deficiência, direitos das crianças, sexo, avaliação ambiental e social, alterações climáticas, florestas e habitats naturais e acesso à informação.

Para mais informações sobre as salvaguardas, por favor visite a página inicial de salvaguardas no site BIC.

Sobre BIC

O Bank Informations Center trabalha com a sociedade civil em países em desenvolvimento e em transição para influenciar o Banco Mundial e outras instituições financeiras internacionais para promover a justiça social e econômica e sustentabilidade ecológica.

Confira na íntegra o boletim de setembro/2015 do BIC

Bank Information Center – BIC

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog