///

Brasil avança no aquecimento solar

3 minutos de leitura

Por Alcides Faria.

– Brasil ocupa a 3ª posição em capacidade instalada adicionada com novos 1.009 MWth (Mega Watts Térmicos), e a 5ª no ranking mundial com 2.712 MWth, segundo relatório de 2016, o qual tem como ano base 2014.

– O campo para crescimento no setor é enorme, pois somos um país solar. O uso dos chuveiros elétricos é um dos problemas no setor de energia e os aquecedores deveriam substitui-los em grande parte.

imagem
Brasil ocupa posição de destaque no relatório anual de aquecimento solar

Da Agência Ambiente Energia – O relatório anual da Agência Internacional de Energia (IEA), Solar Heat WorldWide, edição de 2016 (base 2014), que reúne informações de m² de coletores solares térmicos instalados por tipo, energia produzida, contribuições ao meio ambiente de emissões evitadas, dentre outros dados do desempenho do setor de 61 países, aponta que o Brasil foi referência no estudo, ocupando a 3ª posição em capacidade instalada adicionada no ano com novos1.009 MWth (Mega Watts Térmicos), e a 5ª no ranking mundial com 2.712 MWth.

O Solar Heat WorldWide ainda aponta que na América Latina os mercados mexicano e chileno estão sendo responsáveis por números positivos em um crescimento considerável nos últimos 6 anos consecutivos. Somente a contribuição do setor brasileiro ao meio ambiente em 2014 foi de 2,5 milhões de toneladas de emissões evitadas de CO2.
Entre os tipos de coletores instalados em 2014, os fechados somam 22,1% (geralmente aplicações sanitárias – banho), a vácuo 71,1% (geralmente aplicações industriais e altas temperaturas) e os abertos 6,3% (destinados à piscinas).

A pesquisa revela ainda que no ano de 2014 foi adicionado ao parque instalado a capacidade total de 46,7 GWth, correspondentes a 66,7 milhões de coletores solares, número que representa um decréscimo nas instalações de 15,2% comparado ao ano anterior. É a primeira vez que este declínio é observado de acordo com os dados disponíveis sobre o ano de 2015.

A produção de energia de todos os sistemas de aquecimento solar instalados nos 61 países em 2014 foi de 335 TWh (Tera Watt hora). Isso corresponde a uma economia de 36,1 milhões de toneladas de petróleo e 116,4 milhões de toneladas de emissões evitadas de CO2, com enorme contribuição ao meio ambiente. 94% da energia produzida por sistemas de aquecimento solar no mundo foi destinada especialmente ao uso doméstico, sistemas de pequena escala unifamiliares (68%) e aplicações maiores para condomínios, hotéis, escolas (27%).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog