Menu

Comunidade São Francisco prepara colmeias para produção de mel

Depois de participar de um curso para manejo de abelhas e produção de mel, a comunidade já conta com as primeiras caixas preparadas. E mandaram fotos!

Comunidade da Barra do São Francisco, no Pantanal, prepara colmeias
Publicado em 8 de abril de 2016 às 12:55 Compartilhar:

Apenas três semanas depois de participar de um curso para o manejo de abelhas e produção de mel, famílias da Barra do São Francisco já estão com as primeiras caixas preparadas. E mandaram fotos!

Comunidades do Pantanal preparam-se para produção de mel

Fotos enviadas diretamente da comunidade São Francisco mostram o sucesso da implementação do apiário

Fotos enviadas pela comunidade São Francisco mostram o sucesso da implementação do apiário

 

Para a Ecoa, a chegada das imagens foi motivo de comemoração, pois mostram que a iniciativa foi acertada e tem boas perspectivas. O manejo adequado de abelhas no Pantanal por famílias das comunidades transcende o esperado aumento da renda. O efeito ambiental mais imediato é a diminuição de queimadas provenientes da utilização do fogo quando da retirada do mel na natureza. Outro resultado fundamental é a proteção de polinizadores, cuja diminuição é um problema planetário.

Manifesto: Um futuro seguro para nossas abelhas

Polinizadores em risco

Morador da Comunidade São Francisco

Morador da Comunidade São Francisco

Fotos enviadas diretamente da comunidade São Francisco mostram o sucesso da implementação do apiário.

O projeto é apoiado pelo Fundo Socioambiental Casa, em articulação com a Embrapa Pantanal, a Federação de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul (FEAMS) e a Ecoa.

A comunidade tradicional da Barra do São Francisco está localizada às margens do rio Paraguai, a montante de Corumbá. Para chegar até lá somente por barco, em uma viagem de 5 horas.

0e2ede57-0307-4d18-abad-be447173de15

Compartilhar: