//

Estado tem 7 espécies de bocaiúva e quer fortalecer cadeia produtiva

3 minutos de leitura

frutos-nativos-eventosEm Mato Grosso do Sul são encontrados sete espécies de bocaiuva, e para fortalecer a cadeia produtiva da fruta a Embrapa tem realizado encontros com especialistas. Do fruto podem ser utilizados desde a polpa até a casca e por isso, é necessário desenvolver estudos que aperfeiçoem o uso da espécie.

Os pesquisadores da Embrapa Pantanal, Fábio Galvani e Aurélio Vinicius Borsato apresentaram palestras sobre a potencialidade da cadeia da bocaiuva e sobre o extrativismo na região de Corumbá e Ladário para especialistas renomados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Colômbia, que estiveram em Campo Grande.

“A bocaiuva apresenta-se como fonte de biomassa para biorrefinarias devido o grande potencial de exploração econômica imediata. Para tanto, são necessárias ações de pesquisas que busquem o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia de forma sustentável com maior aproveitamento dos potenciais da planta e obtenção de produtos e coprodutos que vão além da farinha”, explicou o pesquisador Fábio Galvani .

De acordo com ele, o potencial da planta é muito vasto e tudo pode ser aproveitado. Do fruto por exemplo: a polpa pode ser usada na alimentação, além do óleo para produção de biodiesel; a casca para a obtenção de ração animal; com o endocarpo pode gerar produtos para a geração de energia e carvão ativado; o óleo extraído da amêndoa pode ser usado na alimentação e na indústria de cosméticos, etc.

As fibras das outras partes da planta, por exemplo o cacho e ráquis são matérias primas para a geração de energia – em forma de briquetes, ou para a produção de álcool de segunda geração; além de serem utilizadas como insumos na confecção de madeira plástica ou na obtenção de nanocelulose”.

Pesquisas – Desde 2012 a Embrapa Pantanal vem realizando pesquisas relacionadas às diferentes etapas que envolvem a cadeia produtiva da bocaiuva: germinação da planta, quebra de dormência da semente, produção de mudas, aspectos botânicos e de qualidade dos produtos advindos da espécie até o processamento do fruto e pós-colheita.

Além disso, está para se iniciar os testes de validação de um processamento de despolpa mecânica visando comparar a eficácia do método com a despolpa manual, junto à Comunidade de Antônio Maria Coelho, para a obtenção da Farinha de Bocaiuva.

Fonte: Campo Grande News

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog