///

Fomento Paraná terá apoio do BID para projetos de eficiência energética

3 minutos de leitura

Via Agência de Notícias do Paraná
Publicado em 24/05/2017

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai apoiar programas de financiamento da Fomento Paraná voltados a projetos que envolvam eficiência energética. O convênio entre o BID e a instituição financeira estadual de desenvolvimento foi assinado nesta terça-feira, 23, pelo presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e pelo diretor administrativo e financeiro, Heraldo Neves.

Pelos termos do convênio, que terá duração de 48 meses, o BID repassará à Fomento Paraná US$ 200 mil, em recursos não reembolsáveis, para o desenvolvimento do mercado de energias renováveis no Estado.

Os recursos são provenientes da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal de Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha, por meio do Programa de Financiamento Verde para a América Latina.

Sustentáveis

O programa é voltado a mobilizar investimentos privados nas ações de mitigação e modelos de negócios sustentáveis e de baixo carbono, por meio de bancos nacionais de desenvolvimento.

“É uma iniciativa muito importante que nos coloca mais uma vez na vanguarda nacional entre as instituições financeiras de desenvolvimento, como um braço do escopo de um escritório de projetos”, afirma Juraci Barbosa. “Vamos qualificar nossas equipes para melhor entender os mecanismos e desenvolver processos e ações para proporcionar o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e de baixo carbono”, explica o presidente da Fomento Paraná.

Aproximar

Ainda de acordo com Juraci Barbosa, na prática esse convênio com o BID vai contribuir para a formação de um mercado no Paraná no qual seja facilitada a aproximação entre fornecedores de projetos sustentáveis, que envolvem eficiência energética e energias renováveis, e os demandantes desses projetos e da energia gerada pelos empreendimentos.

Os projetos e os empreendimentos poderão ser financiados pela Fomento Paraná por meio de linhas de crédito próprias voltadas para este fim, como a linha Fomento Energia, que já está disponível.

 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.facebook.com/governopr | www.facebook.com/governopr | www.pr.gov.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog