Menu
Receba novidades no seu email

Fuerte Olimpo – onde o rio Paraguai ‘conversa’ com o Pantanal e o Chaco

No centro do forte existem 3 morros – os “Tres Hermanos”. No do meio um caminho com 535 degraus passa por 10 estações de interpretação ambiental. Na parte superior está um mirador que leva os sentidos pela imensidão do Pantanal e também os olhos a alcançar o contorno longínquo da bela Serra da Bodoquena limitando a grande planície.

fuerte-olimpo
Publicado em 26 de abril de 2016 às 20:48 Compartilhar:

fuerte-olimpo-1

Fuerte Olimpo é hoje uma pequena cidade paraguaia localizada na margem direita do rio Paraguai, nos limites entre o Chaco e o Pantanal. Sua distância de Asunción, a capital do país, é de 480 quilômetros.

No centro de Fuerte Olimpo existem 3 morros – os “Tres Hermanos”. No do meio um caminho com 535 degraus passa por 10 estações de interpretação ambiental. Na parte superior está um mirador que leva os sentidos pela imensidão do Pantanal e também os olhos a alcançar o contorno longínquo da bela Serra da Bodoquena limitando a grande planície.

No alto de outro morro está a catedral de Maria Auxiliadora, construída com pedras da própria cidade. Transmite uma ideia de elegância com suas torres e as reminiscências de edificações medievais. Os sinos, trazidos da Itália, quando dobram levam os visitantes a percepções de tempos idos e as guerras que por ali passaram.

Uma visão especial desde uma das torres da igreja é a do Chaco e seu mar de carandás.

No alto, à direita, é possível observar os restos do forte

No alto, à direita, é possível observar os restos do forte

Como chegar

A partir do Paraguai pode-se chegar por via terrestre através rodovia Transchaco, a qual tem trechos de terra.

Pelo Brasil o meio mais fácil é contratando um barco em Porto Murtinho (MS) – uma viagem com duração de cerca de 2 horas. Os barcos de pesca circulam regularmente na região. Outra meio são os pequenos aviões para aterrisagem no campo de pouso existente na cidade.

A história

Construído em 1792 como Fuerte Borbon em homenagem aos reis da Espanha à época, seu objetivo original foi a defesa frente aos bandeirantes portugueses. A denominação foi mudada em 1.823 para Fuerte Olimpo com os tempos de libertação pela América Latina e rompimento com a Coroa espanhola. O nome “Olimpo” viria da similaridade com o monte Olimpo da Grécia Clássica.

Compartilhar: