//

Geopark Bodoquena-Pantanal pode ser o 2º reconhecido pela UNESCO no Brasil

4 minutos de leitura
Área que compreende o Geopark Bodoquena-Pantanal abrange 13 municípios e tem cerca de 40 mil quilômetros quadrados de extensão

Diário Corumbaense

Geopark é uma marca da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que é fornecida a grandes parques que abrigam patrimônios geológicos e que trabalham com preservação do local, educam a população sobre temas geológicos e ambientais e asseguram o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, estimulando atividade socioeconômica e reforçando identificação da população com sua região.

corumbella
O fóssil Corumbella é considerado o mais antigo já descoberto nas Américas, com cerca de 550 milhões de anos

É um conceito totalmente diferente dos Parques do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, uma vez que pressupõe o desenvolvimento sustentável, não envolve indenizações, não proíbe o uso e ocupação, mas tem por objetivo discipliná-los de forma a preservar o patrimônio geológico e, através do geoturismo e ecoturismo, ser um indutor de educação ambiental.

O Geopark Bodoquena-Pantanal existe desde 2009, através do Decreto Estadual 12.897, e abrange 13 municípios, tendo extensão total de aproximadamente 40 mil quilômetros quadrados. Fazem parte do Geopark as cidades de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. Nessa localização já existem 54 sítios geológicos (geossítios), sendo um deles em Corumbá, na região onde foi encontrado a Corumbella werneri do Biota de Ediacara, pelo pesquisador alemão Detlef Wald um dos fósseis mais antigos já encontrado nas Américas, datando de cerca de 550 milhões de anos.

Durante a Rota do Desenvolvimento que ocorreu em Corumbá, no mês de março, houve assinatura do Termo de Cooperação entre Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para fortalecimento da rede de pesquisa Geopark Bodoquena-Pantanal.

Área que compreende o Geopark Bodoquena-Pantanal abrange 13 municípios e tem cerca de 40 mil quilômetros quadrados de extensão
Área que compreende o Geopark Bodoquena-Pantanal abrange 13 municípios e tem cerca de 40 mil quilômetros quadrados de extensão

No Brasil, só há oficialmente um Geopark, localizado em Araripe, no Ceará. Atualmente, no mundo todo existem 111 geoparks apoiados pela UNESCO. O comitê gestor do Geopark estadual está trabalhando para que o Bodoquena- Pantanal também receba a chancela da Unesco.

Nessa região do Estado há importantes descobertas geológicas, como os fósseis encontrados em Corumbá; paleontológicas, como as pegadas de dinossauro encontradas em Nioaque; culturais e ambientais, como fauna, flora e costumes regionais, pinturas e cerâmicas dos Terena, Kadwéu, entre outros. Lugares históricos onde há vestígios materiais da Guerra do Paraguai, como o monumento de Nhandepá, também são encontrados na região, além dos 54 geossítios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog