Incidência de queimadas dispara em julho na região de Corumbá

3 minutos de leitura

Fonte: Diário Corumbaense em 11 de Julho de 2016.

Por Marcelo Fernandes.

Com 88 focos, Corumbá é a segunda cidade brasileira em incidência de queimadas neste mês, aponta a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O maior município pantaneiro do Mato Grosso do Sul só fica atrás de Lagoa da Confusão (TO), que registra 96 focos em julho.

O que vem chamando atenção na região são os focos de queimadas urbana. Somente na sexta-feira, dia 08 de julho, as equipes do 3º Grupamento de Bombeiros Militar fizeram o combate a cinco pontos de queimadas urbanas nas cidades de Corumbá e Ladário. Os focos foram registrados nos bairros Popular Velha (dois deles) Primavera, Centro América e no bairro Santo Antônio, em Ladário.

 

i

As queimadas no bairro Popular Velha ganharam destaque porque por dois dias seguidos os bombeiros retornaram ao local, que fica próximo à ponte da rua Sete de Setembro. Outro foco de incêndio foi na rua Pedro de Medeiros, onde por conta da extensão da área atingida, o combate ao fogo teve de ser realizado com abafadores e bombas costais.

Julho é o mês mais seco do ano em Corumbá. De acordo com levantamentos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), o índice pluviométrico é de 13,7 milímetros no município, segundo normal climatológica.

Queimadas no ano

As estatísticas do INPE mostram que Corumbá fechou o primeiro semestre do ano contabilizando 182 focos de incêndios florestais na cidade. Até aquele período, a maior incidência havia ocorrido em junho, quando os satélites identificaram 60 focos de queimadas no munícipio. Em janeiro, a maior cidade da região pantaneira contabilizou 20 registros de incêndios florestais; em fevereiro foram 18 casos; março teve 23 focos; abril encerrou com 18 focos e em maio o total registrado foi de 43 queimadas.

Curiosamente, no mesmo período do ano passado, o INPE havia registrado mais que o dobro de focos de queimadas na cidade. Nos primeiros seis meses de 2015, Corumbá contabilizou 384 focos de incêndios florestais. Aquele semestre terminou com 986 registros de queimadas em todo o Mato Grosso do Sul.

Ano passado, Corumbá teve 2.968 focos de queimadas contabilizados pelos satélites do Instituto de Pesquisas Espaciais. Mais da metade dos 5.309 registros de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul em 2015.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog