/

Lançamento do filme “Belo Monte:Depois da Inundação”

3 minutos de leitura

O lançamento do novo filme “Belo Monte: Depois da Inundação” dirigido pelo premiado cineasta Todd Southgate, em co-produção com International Rivers, Amazon Watch e Cultures of Resistance, vai acontecer na segunda-feira, 05 de dezembro de 2016, a partir das 19:00 hs, no Auditório Benedito Coutinho do Centro Universitário IESB, localizado na SGAN, Quadra 609 – Módulo D, L2 Norte, em Brasília. 

O filme contou ainda com a colaboração do Instituto Socioambiental – ISA, Greenpeace Brasil, Movimento Xingu Vivo para Sempre e Uma Gota no Oceano. 

Narrado pelo ator Marcos Palmeira, Belo Monte: Depois da Inundação conta a história e as consequências de uma das hidrelétricas mais polêmicas do mundo. Através de entrevistas com líderes indígenas, ativistas e moradores locais, o documentário demonstra como esse megaprojeto, que custou mais de $30 bilhões – na sua maior parte financiado com dinheiro público – deixou um legado de violações de direitos humanos e graves danos ambientais na região do baixo Xingu. Ao mesmo tempo, o filme conta a história de lutas dos povos indígenas, movimentos sociais e seus aliados para cobrar justiça e a responsabilização pelos crimes cometidos em Belo Monte, e para evitar a repetição dos mesmos erros na bacia do Tapajós.

O evento de lançamento em Brasília no dia 05/12 vai contar com a seguinte programação:

19:00 hs – Abertura com o violeiro Victor Batista

19:15 hs – Lançamento do livro “Impactos econômicos das construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós: uma análise do provimento de serviços ecossistêmicos” do Conservation Strategy Fund (apresentacão: Camila Jericó Daminello – CSF)

19:30 hs – Exibição do filme “Belo Monte: Depois da Inundação” com apresentação por Todd Southgate (Diretor e Produtor) e Brent Millikan (International Rivers)

20:30 hs – Debate com a presença de Antônia Melo e Raimunda Silva do Movimento Xingu Vivo para Sempre e outros convidados especiais

21:30 – 22:30hs Coquetel (oferecido pelo Conservation Strategy Fund)

Estamos muito animados com o potencial desse novo filme em contribuir para o debate público sobre um tema da maior importância. Uma versão em inglês do documentário, narrada pelo premiado ator Peter Coyote, está sendo lançada simultaneamente, e versões legendadas em espanhol e francês serão divulgadas em breve!

Logo após o lançamento, o filme será disponibilizado gratuitamente para download e em DVD, junto com um folheto informativo para facilitar a organização de eventos.

A festa vai ser bonita! Aguardamos você no dia 05, a partir das 19s no IESB em Brasília.

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog