Menu
Receba novidades no seu email

Modelo Hidrológico da Bacia do Alto Paraguai

Texto elaborado durante o projeto Implementação de Práticas de Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas para o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai

modelo-hidrologico
Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 12:50 Compartilhar:

modelo-hidrologicoEste artigo apresenta algumas etapas do desenvolvimento do Modelo Hidrológico da Bacia do Alto Paraguai, desenvolvido no contexto do projeto Implementação de Práticas de Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas para o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai, ou simplesmente, GEF Pantanal.

O modelo foi desenvolvido para as principais sub-bacias da região do planalto, que drenam para a planície pantaneira: Alto Paraguai, Cuiabá, São Lourenço, Piquiri/Itiquira, Taquari, Aquidauana e Miranda (representando uma área de bacia total da ordem de 140.000 km²). O modelo será ser utilizado para previsão de vazão em tempo real, previsão de vazão sazonal, estimativa de disponibilidade hídrica em locais sem dados e análise de impactos da construção e operação de múltiplas obras hidráulicas sobre o regime hidrológico.

Os resultados obtidos mostraram que um modelo de grandes bacias baseado em características físicas pode apresentar bons resultados e permitir seu uso na estratégia de conjunto de bacias deste porte.

Artigo de Daniel G.Allasia; Walter Collischonn; Carlos Eduardo Morelli Tucci; Andréa Germano; Bruno Collischonn e Nicolás Failache

Faça o download da publicação: Modelo Hidrológico da Bacia do Alto Paraguai

 

Compartilhar: