/

Moradores de Bonito denunciam lixo e esgoto para explicar ‘mancha’ no Rio Formoso

3 minutos de leitura
Reprodução

Midiamax

Reprodução
Reprodução

Bonito é conhecida como a capital do Ecoturismo e recebe todo ano milhares de turistas. Mas, em meio a tantas belezas naturais, o descaso com o meio ambiente é assunto nas redes sociais de moradores da cidade, a 260 quilômetros de Campo Grande.

O empresário Felipe Caran Vizcaino denunciou o ‘descaso’ em sua página do Facebook, e recebeu mais de 1 mil compartilhamentos em postagem sobre lixo no Rio Formoso. “Não dá mais para agüentar. Por amor e por perceber que sozinho serei incapaz estou dando meu último grito. A cidade vive do turismo, necessitamos dele. Do jeito que está hoje, não dá. É pelo futuro da população que reclamo”, afirma ele.
Segundo ele, o turismo foi esquecido, os rios assoreados e o “lixão está a céu aberto. O chorume, líquido tóxico produzido pelo lixo, está afetando nossos lençóis freáticos e por estar no morro mais lindo da cidade quando chove o lixo vai parar no nosso Rio Formoso”, cita na postagem.

rio_formoso_bonito_0_0

No domingo (1º), o biólogo e empresário, Breno Teixeira, registrou em fotos a situação do lixão municipal. As imagens mostram a falta de um sistema de tratamento de efluentes líquidos. “Já virou uma piscina de chorume. Tem urubu, e outros animais que vivem lá, sem contar o cheiro forte no local. Tem que ter um estudo mais aprofundado porque tem uma grande produção de chorume, e como não tem solo impermeabilizado, o risco de contaminação é muito alto. Isso, se o lenço freático já não estiver contaminado”, pontua.

bonito_doalto_0

De acordo com Breno, no lixão municipal o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas. Ele afirma que é um descaso e que a sociedade deve pedir providências. “Diferente do que vimos nos últimos anos, a população deve sim se manifestar como estão fazendo, o poder publico deve se empenhar em criar e continuar com campanhas de educação ambiental, parcerias de instituições privadas e públicas devem ser firmadas para que essa mudança ocorra, sem o empenho e a colaboração de todos ficaremos na mesma e correndo risco para nós e para as gerações futuras”, diz em postagem.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com o prefeito Leonel Lemos de Souza Brito, mas não teve ligações atendidas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog