//

Notícias do Clima

18 minutos de leitura

Via ClimaInfo

A PÓS-VERDADE EM TORNO DO CAR
O site do CAR entrou em manutenção na tarde de anteontem e continuava assim agora pela manhã. Sem explicação. Na terça passada, 28/11, o MMA tinha colocado no ar os dados do CAR, o que provocou uma revolta tremenda entre os ruralistas. Anteontem a poderosa CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) disse que vai processar o Ministro Sarney Filho por ter liberado dados confidenciais. No site da CNA, a mensagem diz que o MMA “expôs os nomes e as matrículas das fazendas dos produtores” e que “só dias depois o ministério voltou atrás e retirou o nome da propriedade da internet”. Um advogado do Sul classificou a divulgação do CAR como um atentado à segurança. O presidente da Aprosoja comparou com divulgar na internet a planta da casa indicando para ladrões onde ficava o quarto da filha.
Um dos autores destas notas consultou o CAR na terça 28/11 e os dados de identificação não estavam no ar. A campanha dos ruralistas agora usa da mentira para gerar mais revolta entre seus pares. Nesta época de pós-verdades, eles estão conseguindo.
Em tempo, o Ministério Público Federal disse ao Canal Rural que os dados do CAR não são sigilosos e que será difícil aos ruralistas vencerem a briga com o MMA.
http://www.valor.com.br/agro/4797831/ipsis-litteris
http://www1.folha.uol.com.br/…/1838690-do-que-o-agronegocio…
http://www.observatorioflorestal.org.br/…/divulgacao-dos-da…
http://www.brasilagro.com.br/…/segredos-do-agronegocio-edit…
http://alfonsin.com.br/produtores-reclamam-de-dados-expost…/
http://www.cnabrasil.org.br/…/cna-vai-justica-contra-minist…
http://www.canalrural.com.br/…/ministerio-publico-federal-d…

REBANHO DE PADILHA APREENDIDO
No começo da semana a justiça de Mato Grosso bloqueou os bens de Eliseu Padilha, Ministro da Casa Civil, e de seus sócios em quatro fazendas por terem desmatado o que não podiam (parte das fazendas fica no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco). Padilha jurou de pé junto que nunca tinha cortado nenhuma árvore. Ontem policiais e peritos foram até as fazendas e acharam, dentre outras coisas, provas do desmatamento e produtos tóxicos. Também encontraram péssimas condições de acomodações dos funcionários. Antes de sair, apreenderam 1.900 cabeças de gado.
Como muito bem disse o sábio sambista Morangueira da Silva: “Olha o Padilha!”
http://www1.folha.uol.com.br/…/1839263-policia-apreende-190…
https://www.youtube.com/watch?v=xebi_XzSqGk

DESMATAMENTO NO MATO GROSSO
O Mato Grosso prometeu em Paris no ano passado zerar o desmatamento até 2020. Mas com 95% de desmatamento ilegal, o estado teve uma perda estimada de 1.508 km² entre agosto de 2015 e julho deste ano, uma redução de apenas 6% em relação ao período anterior. Análise do ICV observou que a maior parte do desmatamento ocorreu em propriedades com Cadastro Ambiental Rural.
http://sustentabilidade.estadao.com.br/…/com-meta-de-zerar…/

BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS EFETIVAMENTE REDUZEM AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E AUMENTAM A PRODUÇÃO DE CARNE NA AMAZÔNIA
A pecuária brasileira sozinha é responsável por 16% das nossas emissões. Isto é mais que toda a emissão de todo o transporte. Aqui, se encontram produtores no topo da tecnologia com práticas coloniais. É comum encontrar produtores que soltam o gado em grandes extensões de pastos e os recolhem para o abate após dois anos ou mais. O gado passa sua vida comendo uma grama pobre e andando para todo lado para encontrá-la. O Imaflora lançou o relatório de uma experiência feita demonstrar a viabilidade e a eficiência da aplicação de boas práticas. Num conjunto de fazendas cobrindo 3.500 ha, foram separados 500 ha para recuperar a pastagem e aplicar técnicas de rotação, suplementação e cuidados com a saúde e reprodução do rebanho. Os resultados foram dobrar a produção de carne e reduzir as emissões de gases de efeito estufa: 25% de redução por hectare, 60% de redução por quilo de carne.
http://www.imaflora.org/download.php…

O BRASIL NA COP DA BIODIVERSIDADE
Durante a COP13 da Convenção da ONU sobre Biodiversidade que acontece no México, o Brasil se comprometeu a colocar todas as espécies ameaçadas em seu território sob esforços de conservação até 2020. O país também afirmou que vai melhorar o status de preservação de 10% desses seres vivos até o mesmo ano.
https://nacoesunidas.org/brasil-se-compromete-a-proteger-t…/

MATERIA ESPECIAL SOBRE A ZICA
Um caderno especial da Folha de São Paulo traz de um tudo sobre a zika: origens, percurso até aqui, e daqui para o mundo, a evolução do conhecimento sobre a doença, as histórias dos que tiveram a zika e os efeitos terríveis. Conta tudo também sobre o Aedes, aquele que foi deletado na década de 70, mas que voltou com força e trazendo várias doenças.
Por conta do aumento da temperatura global ao longo das próximas décadas, as condições ambientais do Brasil (e de outras regiões menos favorecidas do planeta) ficarão ainda mais apropriadas para o mosquito. Para a espécie, que aposta na sazonalidade como estratégia, por meio dos ovos capazes de ficar em “animação suspensa”, o cenário de aumento de eventos extremos parece tranquilo e favorável: não é que a população cresça na chuva e diminua na seca: a população é constante, só que no período úmido você vê os adultos voando, enquanto na seca é como se houvesse um banco de ovos esperando a próxima chuva.
E tem muito mais. Vale a leitura.
http://arte.folha.uol.com.br/tudo-sob…/o-mosquito/index.html

“A FRANÇA DESARMADA FRENTE À POLUIÇÃO”
A frase é a manchete do jornal francês, Le Monde. Uma névoa de particulados cobre parte da França, resultado de uma massa anticiclônica estacionada sobre a França e uma grande parte da Europa que evita a dispersão dos tais particulados. Em Paris, a prefeita Anne Hidalgo determinou a gratuidade em todos os transportes públicos e implantou um rodízio de placas pares e ímpares na capital. Em Lyon, também poluída, os trabalhadores no transporte público estão em greve e, para piorar, de hoje a domingo, a cidade celebra uma de suas festas que costumam atrair milhões de turistas.
http://www.lemonde.fr/…/la-france-desarmee-face-a-la-pollut…
http://www.independent.co.uk/…/paris-public-transport-free-…

TRUMP CUMPRINDO PROMESSAS TRÁGICAS
Donald Trump nomeou Scott Pruitt para encabeçar a equipe de transição na EPA (Agencia de Proteção Ambiental). Pruitt é um negacionista do clima que atualmente é procurador geral do estado de Oklahoma (logo ao norte do Texas, cuja economia gira em torno da indústria do petróleo e gás). Ele mesmo se descreve como um dos principais atores contrários à agenda ativista da EPA. Moveu uma ação contra a Agência por conta do Plano de Energia Limpa, aliás, esta é um dentre muitos processos que moveu contra a EPA. Uma investigação do New York Times feita em 2014 revelou uma “aliança secreta e sem precedentes entre grandes empresas de energia e um grupo de procuradores gerais republicanos” para atacar a EPA. Nos EUA, os procuradores são eleitos pela população e Pruitt sempre recebe o generoso apoio da indústria do petróleo. O próprio New York Times diz que a escolha não podia ser pior e recomenda ao Congresso que rejeite a indicação.
http://internacional.estadao.com.br/…/empresario-ligado-ao…/
http://reut.rs/2hheBbA
http://live.reuters.com/Event/Election_2016…
https://www.nytimes.com/…/energy-firms-in-secretive-allianc…
http://www.nytimes.com/…/an-enemy-of-the-epa-to-head-it.htm…

O AQUECIMENTO JÁ BATEU NA PORTA E ENTROU NA SALA
1) O gelo nos dois polos aumenta e diminui com as estações do ano e a extensão das camadas são um bom indicador do aquecimento global. Em novembro, percebeu-se que sumiu uma área de 3,8 milhões de km2, metade do tamanho do Brasil. O ar mais quente retardou a formação do gelo de inverno no Ártico e acelerou o degelo de verão na Antártica. Aliás, o Polo Sul ficou 2°C mais quente que a média histórica para o período. Mas alarmante está no Polo Norte: no norte da Groelândia registraram-se temperaturas 10°C acima da média. Papai Noel promete vir de bermudas e havaianas.
2) Em Houston, símbolo da indústria do petróleo e dos negacionistas, uma parte da população fica debaixo d’água cada vez que uma megatempestade atinge a cidade. E este “cada vez” está ficando cada vez mais frequente e mais forte. As duas maiores deste ano mataram 16 pessoas e causaram um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão. Em uma, caiu 30 cm de chuva em 24 horas. A situação de Houston nos é familiar: crescimento exponencial da população, concreto cobrindo extensas áreas e impedindo que a terra absorva a chuva e um sistema de drenagem feito eras atrás.
3) Por falar em megatempestades, um artigo da Nature Climate Change mostra os resultados de uma modelagem prevendo que em lugares atingidos por uma megatempestade por estação podem vir a ser atingidos por cinco até o final do século. E cada uma pode despejar 70% mais água que as atuais. O número de chuvas fortes nos EUA já é 30% maior do que antes de 1970 e, em especial, no Nordeste, a quantidade de chuva aumentou mais de 70% desde 1958.
O último link abaixo é de um site do governo americano que acompanha e explica o que vem acontecendo com o clima por lá. Vale uma visitinha.
http://www.observatoriodoclima.eco.br/polo-perde-area-de-g…/
https://www.propublica.org/article/boomtown-flood-town-text#
https://www.theguardian.com/…/us-extreme-rains-increase-400…
http://www.nature.com/…/vaop/ncurrent/full/nclimate3168.html
http://nca2014.globalchange.gov/

AS OPORTUNIDADES ABERTAS PELOS RISCOS CLIMATICOS
Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, Henry Paulsen, ex-ministro da economia e Thomas Steyer, do mundo dos negócios e um grupo seleto de economistas vem estudando os riscos que as mudanças do clima trarão para o mundo da economia. O resultado já era esperado: “os riscos são enormes e inaceitáveis”. Agora, eles lançaram um estudo apontando para as oportunidades que existem na mitigação das mudanças do clima. Partem da premissa de que para realmente reduzir os impactos, seria preciso acabar com 80% do que se emite hoje até 2050. E mostram que, não só e factível e viável, como não requer “um milagre energético ou gastos sem precedentes”. Focam a transição para uma energia mais limpa baseada no tripé transição de fósseis para eletricidade, geração desta eletricidade com baixa ou nenhuma emissão e uso mais eficiente da energia.
http://riskybusiness.org/…/RiskyBusiness_FromRiskToReturn.p…
http://www.huffingtonpost.com/…/climate-change-from-risk-_b…

MARISCOS COMO INDICADORES DA MUDANÇA DO CLIMA
Como as árvores, a casca do marisco cresce um anel por ano. E a composição do anel varia conforme a composição do oceano naquele ano. Alguns mariscos vivem até 500 anos e são, assim, excelentes indicadores da saúde dos oceanos ao longo do tempo. Os cientistas descobriram que antes do período industrial, a temperatura dos oceanos no hemisfério norte era afetada pelas variações da atividade do Sol e as eventuais erupções vulcânicas e que as temperaturas da atmosfera eram determinadas pelas dos oceanos. Agora somos nós que influenciamos a temperatura da atmosfera e, revertendo a tendência anterior, é a atmosfera que mais influencia a temperatura dos oceanos.
https://inews.co.uk/…/chowder-clam-gives-insight-global-wa…/

DICA DE PRESENTE DE FIM DE ANO
O livro de Claudio Angelo, A Espiral da Morte, lançado no começo deste ano, é uma excelente dica para quem procura um presente inteligente e comprometido para esse final de ano. Para quem não conhece e não quer dar um presente “no escuro”, o Luiz da Motta fez esta excelente resenha que, segundo o próprio autor, matou em duas frases a essência do livro: “é um diário de viagem e é feito a partir de bate-papos com cientistas”.
https://evergreenforests.wordpress.com/…/a-espiral-da-noit…/

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog