//

Notícias do Clima

14 minutos de leitura

Via Clima Info

CAIADO DIVULGA INFORMAÇÃO FALSA  SOBRE TERRAS INDÍGENAS
Na sabatina de Alexandre de Moraes, o senador Ronaldo Caiado acusou antropólogos de produzirem laudos fraudulentos para fundamentar as demarcações de 339 novas áreas que corresponderiam a 20% do território nacional. “Terra produtiva”, fez questão de dizer ao defender a indenização aos proprietários das áreas.
A Agência Pública foi atrás dos números e descobriu que não é bem assim. O levantamento mais recente do Cimi, com dados de 2015, soma 348 terras “sem providências”, ou seja, reivindicadas pelas comunidades, mas ainda sem estudos da Funai. É improvável que 100% delas estejam sobre “terra produtiva”, já que 190 estão na Região Norte e 36 são ocupadas por povos isolados. O Cimi não estima o tamanho dos territórios, portanto não é possível dizer que elas correspondam a 20% do território nacional. Mas na base de dados da Funai a porção do território reivindicada pelos indígenas não bate com a mencionada por Caiado: mesmo que se incluam todas as terras contabilizadas pela fundação, desde as “em estudo” até as regularizadas, a contabilidade oficial é de 728 áreas, que, juntas, somam 1,17 milhão de km², ou 13,78% do solo brasileiro, bem abaixo de 20%.
http://apublica.org/…/truco-caiado-divulga-informacao-fal…/…

REESCREVENDO OS LIVROS ESCOLARES
Os primeiros mergulhos nos corais do Amazonas promovidos pelo Greenpeace impressionaram os cientistas. Eles descobriram que o banco de corais é muito maior e mais importante do que pensavam, e que a biodiversidade encontrada se assemelha à da grande barreira de corais da Austrália. Isto tudo é uma surpresa já que só se espera encontrar corais desta magnitude em áreas de águas muito claras, diferentes das encontradas nas proximidades da foz do Amazonas.
Começou assim a corrida para proteger o banco de corais recém observado da exploração de petróleo que as gigantes do setor querem empreender na região.
https://www.theguardian.com/…/we-are-rewriting-the-textbook…

A ENERGIA SOLAR VAI BOMBANDO NA ÁFRICA TROPICAL
Uma revolução solar está começando na África, comparável em escala e importância à rápida expansão da telefonia celular que aconteceu no continente há duas décadas, segundo diz a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). A queda acelerada dos preços dos painéis solares, a forte insolação do continente e a enorme demanda reprimida por eletricidade é a combinação de fatores apontada pela Agência, que estima que até 60 milhões de pessoas já estão usando a energia solar desconectada da rede somente no leste da África.
http://www.reuters.com/…/us-africa-solar-potential-idUSKBN1…
27375557

NORUEGA À FRENTE NA CORRIDA PELOS VEÍCULOS DE EMISSÃO ZERO
37% dos novos veículos que rodam na Noruega já são elétricos. O país espera atingir 100% em apenas oito anos. O ministro dos transportes disse que é realista esperar que as vendas de veículos com motores de combustão interna zerem por volta de 2025. A Noruega mantém políticas fortes de incentivo a carros elétricos, como uma redução de 25% no imposto sobre o valor agregado destes veículos.
https://thinkprogress.org/norway-aims-to-end-sales-of-fuel-…

O CAMINHO DOS TRILHÕES DA DESCARBONIZAÇÃO DA ECONOMIA GLOBAL
Quase 150 anos depois dos painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas terem sido inventados, estas tecnologias ainda respondem por somente 7% da eletricidade global. Mas uma mudança marcante está em andamento. Partindo de uma condição periférica nos sistemas energéticos há somente uma década, as tecnologias renováveis estão crescendo mais rapidamente que quaisquer outras no setor, e seus custos em queda continuada as tornam competitivas com os combustíveis fósseis. A liberal The Economist afirma já ser exagero pensar que o mundo está entrando numa era de energia limpa, ilimitada e barata. Mas a revista avisa de um problema de 20 trilhões de dólares: o caminho desde a atual situação até uma na qual as fontes renováveis serão dominantes exige enormes quantidades de investimento ao longo das próximas décadas, para substituir as antigas usinas fósseis e atualizar postes e fios que levam a eletricidade aos consumidores. Em geral os investidores gostam de colocar seu dinheiro em eletricidade porque esta oferece retornos confiáveis. No entanto, a energia verde tem um (“bom”) problema: quanto mais é implantada, mais caem seus preços. Isso torna difícil o gerenciamento da transição em direção a um futuro livre de carbono, durante a qual muitas tecnologias geradoras, limpas e sujas, precisam permanecer rentáveis. A menos que o mercado seja “consertado”, os subsídios para a indústria só vão crescer. Os responsáveis pelas regras do mercado já estão usando esta verdade inconveniente como razão para frear a energia renovável. Em partes da Europa e da China, o investimento em renováveis está perdendo velocidade à medida em que os subsídios são cortados. A Economist defende que a solução não passa por menos vento ou sol, mas por repensar a precificação da energia limpa de maneira a fazer melhor uso desta.
http://www.economist.com/…/21717371-thats-no-reason-governm…

POLÍCIA INVADE ACAMPAMENTO SIOUX CONTRÁRIO A FOSSILDUTO
Dezenas de guardas nacionais e oficiais de justiça invadiram o acampamento de protesto contra o fossilduto Dakota Access nesta quinta feira, um dia depois do prazo final dado para que o acampamento fosse abandonado. O acampamento foi liderado por povos indígenas norte-americanos e foi ocupado por milhares de ambientalistas desde agosto. Os Sioux argumentam que o fossilduto viola direitos de sua nação, ameaça suas fontes de água e causa dano a áreas sagradas. Trinta e três pessoas foram presas.
https://www.theguardian.com/…/dakota-access-pipeline-camp-c…
http://edition.cnn.com/…/dakota-access-pipeline-…/index.html

O RIO COLORADO, SIMBÓLICO PARA OS EUA, ESTÁ SECANDO
O aquecimento global no século 21 reduzirá as águas do rio Colorado numa quantidade equivalente ao uso de duas milhões de pessoas em um ano, de acordo com um estudo da Universidade do Arizona. De 2000 a 2014 o fluxo do rio caiu para somente 81% da média do século 20. Entre 1/6 e metade da redução de fluxo que ocorrerá durante o século 21 pode ser atribuída às mudanças que ocorrerão no clima. 40 milhões de pessoas dependem do rio Colorado para seu abastecimento. O rio abastece sete estados do Oeste dos EUA, além dos estados mexicanos de Sonora e Baja Califórnia.
https://phys.org/news/2017-02-colorado-river-climate.html

SOBRE A FOME NO SUDÃO
A ONU declarou oficialmente estado de fome no Sudão do Sul, o primeiro a ser declarado nos últimos seis anos. Diferente de outros estados similares, este não é resultado da seca ou de outro desastre natural, mas é produzido pela humanidade por meio de guerras e do colapso econômico. Agências da ONU informam que mais de 100 mil pessoas estão famintas na região e outro um milhão de pessoas está à beira da fome. As agências descrevem como os agricultores destituídos estão se alimentando de plantas selvagens enquanto os habitantes das cidades enfrentam os efeitos de uma hiperinflação que ultrapassou 800% no último ano. A declaração formal de fome significa que pessoas já morreram de fome e que uma ação urgente é necessária para que outras não morram.
No último episódio de fome, mais de 250 mil pessoas morreram de fome na Somália. Agências de auxílio internacional já alertam para o risco de um novo episódio naquele país, que vem apresentando os mesmo sinais que levaram à fome de 2011.
https://beta.theglobeandmail.com/…/man-mad…/article34088530/
http://oglobo.globo.com/…/quase-14-milhao-de-criancas-corre…

ICEBERG EM FORMAÇÃO NA ANTÁRTICA TEM O TAMANHO DE QUATRO MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO
É verão na Antártica. Cientistas britânicos divulgaram na 3af novos vídeos mostrando o aumento de uma enorme rachadura existente na plataforma de gelo Larsen C, lá na Península Antártica. A rachadura agora se estende por mais de 180 quilômetros e sua largura é tal que uma ponte entre suas bordas seria do tamanho do Empire State Building. Logo mais esta rachadura vai criar um gigantesco iceberg quatro vezes maior que a área do município de São Paulo, ou quase 10% da área da plataforma de gelo. Isto vai mudar completamente a paisagem e a função estabilizadora que a plataforma Larsen C tem para parte do gelo que está estocado sobre o continente.
http://www.climatecentral.org/…/scientists-larsen-c-crack-2…
http://www.usatoday.com/…/video-antarctic-ice-she…/98195714/

AUMENTA PROBABILIDADE DE GRANDES INCÊNDIOS NATURAIS
A probabilidade de incêndios naturais extremos em todo o mundo deve crescer com o aumento das temperaturas. Uma pesquisa publicada na Nature Ecology & Evolution, usou dados de satélite para identificar os 500 mais extremos incêndios naturais dos anos recentes. Quase um terço destes megaincêndios causaram mortes, queimaram casas, ou foram declarados como desastres pelos governos nacionais. Usando modelos de projeção de mudanças no clima até meados deste século, o estudo sugere que acontecerá um aumento de 35% no número de dias com perigo elevado de incêndio no mundo. Mas algumas regiões verão ainda maiores aumentos destas tragédias, entre elas o Oeste dos EUA, o Sudeste da Austrália, o Mediterrâneo e a região Sul da África.
https://www.carbonbrief.org/risk-megafires-increase-climate…

DICAS CULTURAIS PARA O CARNAVAL
FOTOS DO AMAPÁ – A FLORESTA E O DESMATAMENTO
https://www.theguardian.com/…/brazils-forgotten-state-oil-a…

UM MAPA MUNDI DE EMISSÃO E IMPACTOS.
http://inhabitat.com/infographic-which-countries-are-causi…/

DOIS FILMES SOBRE OS BANCOS DE CORAIS
O da Economist é didático. O do Independent não tem som e navega sobre os bancos de corais esbranquiçados.

http://films.economist.com/blancpain-ocean…
http://www.independent.co.uk/…/coral-reef-climate-change-pa…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog