//

Organizações argentinas pedem Lei de Áreas Úmidas para diminuir inundações

4 minutos de leitura

Organizações da sociedade civil argentinas alertam que para fornecer uma solução estrutural para inundações recorrentes na província de Buenos Aires, a prioridade é proteger os ecossistemas das zonas úmidas.

As organizações exigem de Júlian Dominguez, presidente da Câmara dos Deputados, que torne possível o processamento e aprovação da Lei de Zonas Úmidas, que já conta com a aprovação prévia do Senado. Se não for tratada de imediato o projeto perderá o status parlamentar.

A Lei de Zonas Úmidas estabelece diretrizes para a regulação de construções e outras atividades que afetam estes ecossistemas, de modo que eles possam cumprir adequadamente a sua função ambiental. As recentes inundações estão associadas a eventos climáticos, mas o acolchoamento das zonas úmidas agravaram significativamente esta situação. As zonas úmidas agem como esponjas e ajudar a mitigar os efeitos causados ​​pelas fortes chuvas é, portanto, indispensável regulamentação deste tipo que concilia a sua utilização proteção.

As inundações nas províncias de Buenos Aires e Santa Fe garantem que a Câmara dos Deputados submeta a discussão este projeto na sua reunião desta quarta-feira, 26 de agosto para dar uma solução estrutural ao uso indevido das terras em áreas que deveriam ser protegidas não só pela sua rica biodiversidade, mas também para os serviços ambientais que prestam à sociedade como um todo.

De acordo com especialistas de universidades públicas de Buenos Aires e San Martin, nos últimos 10 anos a construção de empreendimentos imobiliários que envolveu o enchimento das zonas úmidas aumentaram significativamente, tornando estes ecossistemas “plugs” que, em vez de absorver, retêm a água que deveria chegar aos córregos e rios. As recentes inundações que deixaram 50 municípios de Buenos Aires submersos, 30.000 afetados, 6000 evacuados e perdas materiais enormes, não são um evento isolado. As causas das inundações na cidade de La Plata em 2013 eram os mesmos, e soluções estruturais também são necessárias.

Julian Dominguez, uma referência institucional máxima da Câmara dos Deputados, não deve esperar por novas catástrofes climáticas (no contexto das mudanças climáticas globais só se tornam mais comuns e graves). Na sessão de quarta-feira todos os deputados devem votar a favor deste Lei de Zonas Úmidas.

* Organizações Signatárias

Ambiente e Recursos Naturais da Fundação (FARN)

Argentina Wildlife Foundation (FVSA)

Greenpeace Argentina

Oficina Ecologista

Fundação Biodiversidade

Proteja Foundation

Habitat e Desenvolvimento Fundação

Cedepesca

Fundação Patagônia Natural

Fundação M’Bigua

Floresta Banco

RIE

Fundação ProYungas

O Paraná não tocado

Fundação Urundei

Greenpeace Guardião Ibera

Fonte: Greenpeace Argentina

Mais recente de Blog