Menu
Receba novidades no seu email

História

historia ecoa

Imagens retiradas do banco de fotos Ecoa.

A Ecoa foi fundada 03 de junho de 1989, por um grupo de amigos que acreditavam que era possível trabalhar a realidade para construção de um futuro melhor. O grupo era constituído por pesquisadores de diversas áreas, dentre elas: Biologia, Comunicação, Arquitetura, Ciências Sociais, Engenharia, Geografia e Educação, todos preocupados com os problemas socioambientais que Mato Grosso do Sul já enfrentava.

O cenário ambiental brasileiro, logo que a Ecoa foi criada, era diferente e necessitava de uma organização que fizesse denúncias dos crimes ambientais, dos descasos do governo, em relação ao ambiente urbano, e levasse informação à população. Nesta época, a organização desenvolveu campanhas e denunciou uma série de problemas ambientais que estavam acontecendo em MS, por exemplo, a implantação de uma fábrica de cimento no coração da Serra da Bodoquena.

Desse modo, surgiu a ideia de criar através de uma Ata de Fundação, uma Organização Não Governamental (ONG) de caráter ambientalista, democrática, independente, autônoma e sem fins lucrativos, a então ECOA – Ecologia e Ação.

Foi a partir daí que surgiu a ideia de se criar, através de uma Ata de Fundação, uma Organização Não Governamental ambientalista, democrática, independente, autônoma e sem fins lucrativos, a então ECOA – Ecologia e Ação.

Atualmente, as questões ambientais são tratadas com maior seriedade pelo poder público e pela sociedade. Entretanto, os crimes ambientais ainda ocorrem e os menos favorecidos são os maiores prejudicados. Para atender essas novas demandas do mundo globalizado, a organização mudou em alguns aspectos sua maneira de atuar. Além da realização de denúncias e campanhas contínuas, a entidade conta com uma equipe focada em desenvolver projetos que buscam a conservação ambiental e a inovação tecnológica, junto com a melhoria da qualidade de vida da população.