//

Potencial de solar em galpões e armazéns industriais é de mais de 1 GW

1 min de leitura

Brasil Energia

Se a metade da área dos telhados de todos os galpões e armazéns industriais no Brasil fosse aproveitada para gerar energia pela fonte fotovoltaica, a potência instalada seria de cerca 1 GW, estima a Absolar. De acordo com a associação, a instalação de painéis solares na área total desses telhados, estimada em 12 milhões de metros quadrados pela Cushman & Wakefield, demandaria R$ 6,8 bilhões de investimentos.

O aproveitamento de metade da área – considerando possíveis restrições – geraria energia suficiente para abastecer cerca de 500 mil residências ou dois milhões de brasileiros, estima, ainda, a entidade. Os empregos diretos gerados com tais investimentos seriam da ordem de 30 mil postos de trabalho.

O levantamento mostra ainda que o potencial de geração de eletricidade seria de 1,7 mil megawatts-hora ao ano, o que corresponde a uma economia de aproximadamente R$ 900 milhões por ano na conta de energia e uma redução de emissões de CO2 de aproximadamente 132,7 mil toneladas por ano. O payback para esses investimentos é estimado em 7,5 anos.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog