/

Professores de Geografia lançam livro “Saberes Ambientais do Cerrado”

2 minutos de leitura

 

UFOB

Durante muitos anos, o debate em torno da preservação ambiental no Brasil colocou o Cerrado em segundo plano. Até hoje, a proteção ao bioma carece de cuidados políticos equivalentes às que defendem a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica, por exemplo, o que tem gerado o avanço da supressão de vegetação, principalmente para fins de agrocultivo.

Apesar desses fatores, tentativas de mudança desse quadro têm se fortalecido por meio de projetos de pesquisa, promovendo a valorização dos modos de vida, das culturas e dos saberes da população do Cerrado, que ocupa significativa área geográfica do Brasil.

É disso que trata o livro Saberes Ambientais do Cerrado, que será lançado nesta sexta (2/09), na comunidade rural de Ponte de Mateus, no município de São Desidério. A publicação é parte dos resultados do projeto “Desenvolvimento de metodologias e materiais pedagógicos sobre saberes ambientais do Cerrado na Escola Municipal Ovídeo Francelino de Souza, Município de São Desidério”, organizado pelos professores Valney Dias Rigonato e Mario Alberto dos Santos, ambos do curso de Geografia da UFOB.

O projeto foi financiado pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente (Ferfa/SEMA) e executado em parceria com a Associação de Promoção do Desenvolvimento Solidário e Sustentável – Agência 10Envolvimento. O lançamento acontece a partir das 9h30, no pátio da Escola Municipal Ovídeo Francelino de Souza.

 

Baixe o livro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog