Professores do Pantanal recebem capacitação pelo projeto Escolas das Águas

3 minutos de leitura

Comunicação, cultura e artes são o foco da terceiro encontro de professores, promovido pelo projeto “Escolas das Águas: educomunicação e diálogo intercultural uma maneira de aprender e ensinar“. Hoje e amanhã, em Corumbá/MS, educadores das escolas das regiões mais afastadas do Pantanal e de extensões rurais são capacitados nos processo da educomunicação e recebem a missão de replicarem o conhecimento adquirido nos centros educacionais.

Durante a capacitação, conduzida na Estação Natureza – Fundação O Boticário, cerca de 30 profissionais participam de dinâmicas de contação de histórias e resgate de brincadeiras, promovidas pela atriz e produtora Bianca Machado, e a elaboração de um zine – livreto constituído por fotos, ilustrações e textos, recortes e colagens – que vai compilar de maneira lúdica os saberes tradicionais de cada região. Além disso, haverá oficinas de técnicas de pintura em tecido e elaboração de artesanatos.

“É um material coletivo constituído por meio do apoio dos professores, alunos, pais, comunidade e instrutores”, ressalta Patrícia Zerlotti, coordenadora do projeto. Ela ressalta que trata-se de uma capacitação que foca no prático e dá a oportunidade dos educadores colocarem as mãos na massa.

A produção dos professores está disponível no blog Professores das Águas e neste endereço também há todos os registros dos projetos de formação realizados em anos anteriores.

As Escolas das Águas são constituídas por cinco Unidade Polos e cinco Extensões que estão situadas em diferentes regiões pantaneiras de Mato Grosso do Sul. Todas respondem a mesma direção escolar que está sediada na cidade de Corumbá. Tratam-se de escolas da área rural e são conhecidas como Escolas das Águas, porque seu calendário pode ser alterado devido o ciclo de cheia e seca do Pantanal. O ambiente em que as escolas estão localizadas é diferenciado e proporciona uma grande troca de conhecimento e experiências entre os participantes.

Sobre o projeto

Objetivo é promover a valorização da cultura e do conhecimento local por meio do diálogo e interação entre alunos, professores e comunidade através da formação dos professores com práticas da educomunicação e educação ambiental.

É executado pela Ecoa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, IAPPEC (Instituto de Apoio e Proteção a Pesquisa, Educação e Cultura) e tem o apoio da Brazil Foundation.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog