Projeto Ciência Cidadã inicia ações de mapeamento e capacitação em assentamentos

2 minutos de leitura
1
O consultor técnico João Lucas da Costa de Almeida mapeia as áreas de APP (Foto: André Siqueira/Ecoa)

Os pesquisadores da Ecoa – Ecologia e Ação, João Lucas da Costa de Almeida e André Luiz Siqueira, finalizaram, nos dias 10 a 14 de fevereiro, as primeiras etapas do projeto Ciência Cidadã nos assentamentos Bandeirantes, em Miranda – a 194 km de Campo Grande – e Andalucia, no município de Nioaque – distante 181 km da capital.

O objetivo é reflorestar as áreas de APP (Área de Preservação Permanente) em assentamentos rurais no MS, recuperando as áreas degradadas, garantindo a segurança hídrica da região. Lá estão localizados importantes córregos de drenagem para as bacias hidrográficas do Miranda e Aquidauana.

Nessas duas primeiras etapas (de um total de quatro), os pesquisadores se reuniram com os proprietários rurais do assentamento para a finalização do mapeamento e escolha das áreas a serem restauradas.

As próximas ações iniciam em março, recompondo as nascentes e APPs, com apoio das especialistas em recuperação florestal da UFMS, Dra. Liana Baptista de Lima e Dra. Letícia Couto Garcia, iniciando a terceira e quarta fases do projeto.

Apoio

O projeto Ciência Cidadã é apoiado pelo Fundo Ecomudança, do Banco Itaú, que tem o auxílio do Instituto Ekos Brasil no gerenciamento das ações, pelas associações locais: Ceppec (Centro de produção, pesquisa e capacitação do Cerrado) do Assentamento Andalucia e Associação de Moradores e Produtores do Assentamento Bandeirantes, além das professoras da UFMS, campus de Campo Grande.

Fonte: Alessandra Marimon/Ecoa

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal na rota das aves

O Pantanal é rota de cerca de 180 aves migratórias que buscam alimento ou melhores condições climáticas. A Paisagem