///

Resurge resistência para o possível uso de fracking

11 minutos de leitura

Por Marcelo Aguilar 

Via La diaria

O relatório de impacto ambiental para a perfuração de petróleo no norte do Uruguai foi publicado e reativou o alarme sobre o possível uso de fracking .  Em janeiro de 2015, a empresa Petrel Energia, Energia Schuepbach acionista da empresa com a qual ANCAP tem contratos para prospecção e exploração de hidrocarbonetos, recursos prospectivos certificados existente. De acordo com o estudo, haveria ser alguns 5.637 barris no porão. Esta certificação foi feito com as informações recolhidas pelo Schuepbach Energia Uruguai durante 2014, e foi avaliada pela empresa como “positivo e encorajador o suficiente para seguir uma nova fase de investimento.” Esta não foi uma descoberta, mas a estimativa -é descobrir, com os riscos e os custos que isso implica. Agora leva o segundo período do contrato de exploração, que já havia sido anunciado na época. Nesta fase, a perfuração de quatro poços exploratórios exigido no norte do país, mais precisamente nos departamentos de Tacuarembó, Paysandú e Salto. Na mesma declaração de 2015, a companhia diz que está considerando apenas recursos convencionais. Ou seja, não use a questão da fratura hidráulica técnica de longo, conhecido como fracking .

Suspeitas

Mas a dúvida persiste. Às 14.00 horas, do dia 7 de fevereiro as organizações que se opõem à fracking entreguaram à Direcção Nacional do Meio Ambiente (Dinama) observações técnicas e posições sobre o projeto, juntamente com a solicitação de que as audiências públicas pode ser realizada nas cidades perto perfurações, a ouvir, o local, população, opção a que se refere a esses projetos. Victor Bacchetta, jornalista e membro do movimento Uruguai gratuito Megaminería, um dos convenor, disse ao jornal que apresentou três relatórios com análise crítica do projeto. O primeiro é um relatório a partir de um ponto de vista geológico do médico e professor da Faculdade de Ciências da Universidade da República Graciela Piñeiro; o outro é um relatório do treinador petrolífera argentina Roberto Ochandio com lacunas que as organizações vê na Schuepbach , e o terceiro é um comentário sobre questões legais. DINAMA classifica estes projetos  na categoria B. Isto significa: “Os projetos cuja implementação pode ter impactos ambientais significativos moderados, cujos efeitos negativos podem ser eliminados ou minimizados.” Por isso é necessário um estudo de impacto ambiental. Um dos aspectos que geram mais perguntas nas organizações é que este estudo dedica um espaço considerável para criticar, de forma um tanto hipócritas regulamentos, departamentais que proíbem o uso de fracking em Salto e Paysandu.

Primeiro alertam que o código de mineração “, declara da classe nacional depósitos de juros I (combustíveis fósseis, incluindo petróleo, gás natural, carvão, lignite, turfa, pirobituminosas rochas e areias betuminosas, outros depósitos de substâncias minerais ou elementos susceptíveis de gerar industrial de energia) “e, portanto,” seria excluído do regulamento do departamento da concorrência sobre essas atividades. ” Mas eles avisam que “não correspondente considerar esta questão, porque não é exploração e aproveitamento, e em alvos convencionais.” Contudo, o ponto baixo, a empresa insiste: “Do ponto de vista legal, o Parlamento tem sido expressa a respeito da inconstitucionalidade da proibição decreto do Departamental Juntas sobre o uso da tecnologia no setor de petróleo, para emitir uma resolução em um decreto semelhante que proíbe a fracking gerado pelo Conselho Departamental de Tacuarembó “. Ignacio Sarli, movimentos e Paysandu Nossa Ecológica Sanducero Grupo de Naturismo (Gensa) que participaram nas convocataria de questões-: “Se eles não vão procurar por petróleo através fracking , por que mencionar isso no relatório?” . Bachetta acrescenta outro elemento: “Em 31 de janeiro, Petrel, parceira da Schuepbach, emitiu um comunicado para acionistas e investidores no que contempla hidrocarbonetos convencionais e não convencionais”. Não é a primeira vez. Conforme relatado Sudestada em 2015 de janeiro, quando em 2013 foram iniciados os trabalhos de exploração, Petrel disse que o portal Proactive Investors Austrália que “poços representam a primeira exploração de petróleo profundo em terra no Uruguai há mais de 30 anos e os primeiros a centra-se sobre os objectivos ‘não convencionais’. ” O relatório da empresa em 2015 na própria certificação, também disse Sudestada , ANCAP na sua declaração omitiu a parte em que a empresa gerente fala sobre não-convencional. No site da Petrel possui, até hoje, a explicação do projeto fala desse tipo de recurso. “Em outubro 2012 Petrel adquiriu uma participação em um projeto de petróleo convencional e não convencional grande no Uruguai” ANCAP negou que pensar sobre a técnica de fracking , ea empresa, em a voz do seu presidente, Martin Schuepbach, disse El Pais em 2015 que não pensam usar esta técnica, mas, basicamente, porque eu não acho isso necessário: “nós não encontramos qualquer rocha que você precisa fracking . As rochas que encontramos no local até agora possuem permeabilidades elevadas convencionais e porosidades, portanto fracking não é necessário. ” Para Sarli, como fracking é uma “má palavra” agora “mudaram o discurso, e eles estão se escondendo.” Para Bacchetta, “com estes elementos é evidente que Schuepbach não está dizendo claramente as autoridades quais são seus objetivos com este plano e essas perfurações, e isso é uma ofensa grave. Uma empresa não pode apresentar um projeto de dizer isso, e depois fazer outra coisa. ”

Ou as pessoas são

“A primeira ameaça é sobre o aquífero Guarani. Não há absolutamente nenhuma garantia de que, mesmo nesta fase é não contaminadas , “disse Sarli, acrescentando que” isso seria desastroso para fracking na segunda reserva de água doce no mundo “. Bacchetta disse que o plano de perfuração de Schuepbach, de acordo com todos os dados que é “extremamente perigoso e apresenta riscos sérios para o Aqüífero Guarani”: “Para nós, isto significa colocar o nosso recurso vital na atividade de exploração de risco que, Na verdade, isso é altamente improvável que joga petróleo convencional não existe “. No entanto, diz ele, essas empresas “que buscam especular, colocar suas ações em bolsas de valores, e gerar expectativas para atrair investidores, mas não foi encontrado ou, finalmente, não explodir nada , ” mas na ” o meio desse processo estão arriscando e gerando impactos que não fazer interesse “. Ochandio, que é um geógrafo e trabalhou com a técnica de fracking , foi no Uruguai, em Maio de 2015, alertando para os riscos da técnica, e disse que não é há maneiras seguras de usar -lo . Ele disse que em todos os lugares onde for possível. Mesmo em Piedra Sola, uma cidade na fronteira entre Paysandu e Tacuarembo e perto de um dos poços para realizar este ano. Lá, em conversa com Pedal Rádio, deixou claro a dicotomia: “Ou você tem você tem água pura ou óleo. Os dois não podem coexistir. Neste momento, considerando que o petróleo convencional está sendo executado fora , se continuarmos a contar com ele o único caminho é para remover non – os óleos convencionais. petróleo não convencional requer água, e a água que precisamos. Por isso, é um leilão de contínuo; ou o óleo restante, ou as pessoas à esquerda. “

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog