Pantanal/Bacia do Prata e Eventos Climáticos

logo_climaEventos climáticos extremos e fenômenos naturais associados a estes eventos chamaram a atenção para a Bacia do rio da Prata e mais especialmente para Pantanal nos últimos cinco anos por suas dimensões e efeitos sobre a economia, o ambiente e as populações mais pobres. São cheias entre as maiores já registradas, secas inesperadas em algumas regiões e a propagação do fenômeno da decoada – diminuição do oxigênio da água – causando a mortandade de peixes em escala nunca antes registrada. Tudo isto transforma a região em um “laboratório” que pode gerar propostas para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Todo o trabalho de identificação, mapeamento, estudo e a análise de todos os eventos e suas conseqüências sociais, ambientais e econômicas nos últimos cinco anos, associado a um processo de capacitação, são os meios mais apropriados – e fundamentais – para que as pessoas sejam preparadas e que se estruturem políticas, programas e ações concretas com o objetivo de mitigar impactos, particularmente aqueles que incidem sobre as populações mais vulneráveis e que vivem diretamente do uso dos recursos naturais. Este é o caso, por exemplo, dos milhares de pescadores artesanais e coletores de iscas vivas para a pesca turística. Aqui vale o registro que a pesca, somando todas as suas modalidades, é a atividade que mais gera trabalho e renda no Pantanal.

Fatos ocorridos em 2011, por exemplo, comprovam a relevância desta proposta, pois este foi o período de cheias com efeitos danosos, além de decoadas em pelo menos três regiões distintas: Parque Nacional/Barra do rio São Lourenço; no rio Negro e, na parte sul do Pantanal, na região de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai.

Em 2008 o fenômeno foi inverso: seca. Baías (lagoas) e corixos de parte da bacia do rio Miranda, entre os meses de junho e outubro, secaram precocemente e assim os coletores de iscas para a pesca turística não tiveram os meios para sua sobrevivência. Esta situação levou a uma drástica redução da renda familiar, obrigando-as a buscar alternativas de trabalho e renda para a sobrevivência. Esta conjuntura específica levou mais de 80% deste grupo ao degradante trabalho nas carvoarias da região, contribuindo para o aumento do desmatamento no Pantanal.

O relatado acima constrói um quadro que tende a se tornar mais freqüente com as alterações ambientais em curso, tanto aquelas provocadas por intervenções diretas na unidade ambiental que é a bacia do rio Paraguai, de caráter local – desmatamento, queimadas, construções de hidrelétricas no Planalto da Bacia do Alto Paraguai – como aquelas provocadas pelas mudanças climáticas globais. Como dito anteriormente, mapear, analisar, capacitar e propor medidas mitigatórias são os caminhos apontados pela Ecoa para que as populações mais vulneráveis da região estejam preparadas para enfrentar grandes alterações em seu ambiente natural.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.