Menu

Professores das Águas recebem livros didáticos sobre Cerrado e Pantanal durante capacitação

Durante o encontro de formação do projeto “Escolas das Águas: educomunicação e diálogo intercultural uma maneira de aprender e ensinar”, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC Corumbá), os professores e as escolas receberam livros didáticos que descrevem os aspectos socioambientais e culturais do […]

site_noticias_113292607
Publicado em 10 de agosto de 2014 às 19:58 Compartilhar:
Durante o encontro de formação do projeto “Escolas das Águas: educomunicação e diálogo intercultural uma maneira de aprender e ensinar”, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC Corumbá), os professores e as escolas receberam livros didáticos que descrevem os aspectos socioambientais e culturais do Pantanal e Cerrado.
Com o apoio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), as escolas localizadas em áreas de difícil acesso do Pantanal receberam a obra “Cerrado de A a Z”, e juntamente com o material da capacitação oferecida pelo projeto, os educadores receberam também a publicação “Pantanal de A a Z”. As publicações misturam conhecimento didático com cartilha, poemas e uma pequena enciclopédia sobre as regiões. Além disso, o público-alvo de ambos são as crianças, principalmente àquelas que estão envolvidas no processo de alfabetização.
site_noticias_113292607
As letras do alfabeto, apresentadas nos livros, possuem representações das paisagens, da flora, da fauna, de manifestações culturais, além de fatos históricos dessas regiões, e também exploram o significado de palavras familiares às comunidades locais.
Juntamente com estas publicações, os professores das águas ganharam um “Diário de Campo” – um caderno para realizarem anotações durante a execução do projeto –, apostila do curso de formação, as cartilhas “Mudanças Climáticas: uma descoberta no Pantanal” e “Coleções Ecoa Pantanal sobre iscas vivas”, doados pela organização Ecoa – Ecologia e Ação. Além disso, foram adquiridos livros voltados para formação dos professores e três mini data-shows com recursos do Prêmio Paulo Freire, pelo Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem).
Compartilhar: