Usina solar em comunidade ribeirinha Barra do São Lourenço (Foto: Iasmim Amiden)

Desenvolvimento Integral de Comunidades

Baseado na importância da organização comunitária para conquistar direitos e políticas públicas básicas, a Ecoa atua desde 1994 em comunidades da região do Pantanal aplicando a tecnologia social Desenvolvimento Integral de Comunidades do Pantanal (DICOM).

A ferramenta desenvolvida pela Ecoa busca em sua fase inicial organizar associações locais, capacitando os moradores e fortalecendo sua identidade com o território ao promover a valorização de seus ambientes naturais.

Sua criação decorre da necessidade de sanar o descaso do poder público com os ribeirinhos do Pantanal Sul que sofrem com a falta de políticas públicas efetivas desde as áreas mais básicas como saúde e educação e que agravam suas condições de vulnerabilidade.

Em 2013 a metodologia foi contemplada com o Prêmio Finep de Inovação na categoria ‘Tecnologia Social’ que recebeu mais de 550 inscrições em todo o país.

Ferramenta de democracia

O primeiro passo para entender as complexas necessidades de cada região é a realização de um diagnóstico que conta com o envolvimento das comunidades e pesquisadores de diferentes áreas.

Na sequencia são criadas as associações de moradores, processo importante por iniciar a construção de lideranças democráticas com base nos interesses comunitários.

Com o diagnóstico elaborado e a associação formada inicia-se o processo de atração dos agentes públicos para que o Estado passe a ter presença em áreas essenciais como saúde, energia elétrica e comunicação.

Quando essa etapa amadurece são buscados recursos para o desenvolvimento de projetos – em fontes públicas e privadas – para as áreas identificadas como prioritárias pelas comunidades, pesquisadores e técnicos da Ecoa. O foco principal é relacionado à melhoria da renda familiar.

Algumas das comunidades com as quais a Ecoa desenvolve ações conjuntas:

Paraguai Mirim

Barra do rio São Lourenço

Porto da Manga

Maria Coelho

Barra do São Lourenço

Porto Amolar

Miranda

Assentamento Bandeirantes

4 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.